Tive o prazer de conhecer uma iniciativa muito interessante na área da educação, eu apresento a vocês, a Fagulha! Fundada em 2017, em São Paulo, pela Carolina Modaneze e pelo Gabriel Calou.
A Fagulha cria experiências de aprendizagem tanto na Educação corporativa, quanto na Educação Básica. Eles criam jogos de tabuleiro e cartas, atividades e oficinas gamificadas. Além da aprendizagem baseada em jogos e gamificação, utilizam conceitos de Design Thinking e Aprendizagem Baseada em Projetos.
Veja alguns dos principais projetos da Fagulha:
Educação corporativa: criamos jogos para trabalhar a interdependência do time de arquitetura organizacional do Grupo Boticário, desenvolvemos trilhas de aprendizagem interativas sobre temas como aprendizagem de adultos e atendimento ao cliente para a BRF e exploramos novos artefatos de aprendizagem, como os podcasts e guias interativos de desenvolvimento de carreira.
Educação para o trabalho: Criamos um conjunto de oficinas para desenvolver competências e habilidades que ajudem jovens a se preparar para sua primeira experiência no mercado de trabalho, o Aprender Aprendiz em que propomos desafios com o objetivo de desenvolver relacionamento interpessoal, pensamento crítico em relação ao Futuro do Trabalho, Finanças pessoais entre outros. Já foi aplicado no Instituto Coca-Cola, no IMBRA (Instituto Muda Brasil) e na Ser Cidadão, em parceria com o time de aprendizagem do Senac RJ.
Educação Superior: Desenhamos disciplinas em parceria com as Professoras Ana Luísa Pliopas e Beatriz Braga para o Mestrado de Gestão da Competitividade da Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, usando a gamificaçao como base.
Educação básica: Já desenvolvemos jogos para falar de representatividade feminina nos campos STEAM, sobre a Revolução Industrial e um dominó sobre a Taxonomia de Bloom. Nossos jogos são alinhados à Base Nacional Comum Curricular e estão prontos para serem aplicados na sala de aula ou em casa.
Gamificação para educadores: Criamos uma formação para os professores do Senac, da Fundação Getúlio Vargas e facilitadores da Syntese utilizarem os elementos do jogo (a Gamificação) em suas aulas.
Na Fagulha você tem a opção de solicitar o desenvolvimento de jogos e oficinas sob demanda para organizações que atuam com projetos relacionados a formação e capacitação de professores, desde material didático até a formação de multiplicadores.
Também existe a opção de você visitar a loja virtual da Fagulha e adquirir um jogo, mas calma lá, não é qualquer jogo. Um dos pontos que me chamou atenção é que os jogos desenvolvidos tem a finalidade de desenvolver uma ou mais competências da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Com foco nos ensinos Fundamental II e Médio, os jogos vêm acompanhados de um guia de apoio ao professor. Além de relacionar as competências e habilidades desenvolvidas, o guia oferece propostas didáticas para o uso do jogo, organizadas por séries e disciplinas. O kit contém também um vídeo com exemplo de aplicação e outro sobre o conteúdo, que pode ser usado em sala de aula.
A partir de desafios e problemas propostos pelo jogo, os estudantes percorrem uma trilha de aprendizagem que parte de uma situação concreta até que sejam capazes de abstrair conceitos. Os conteúdos podem ser utilizados tanto para tratar um assunto da matriz curricular quanto para ser trabalhado em projetos multidisciplinares.
Aprendizagem + Jogos pode ser uma combinação incrível, principalmente nesse momento de homeschooling que estamos vivendo. Vou deixar o site da Fagulha aqui embaixo, visite, siga nas redes e acompanhe essas empresas que estão fazendo um belo trabalho e estimulando tanto o mercado.