Inteligência Artificial e Gamificação

by Gamificação Brasil

A gamificação e a inteligência artificial generativa, como a ferramenta ChatGPT, podem ser grandes aliadas na criação de conteúdos e narrativas personalizadas para trilhas de aprendizagem ou jogos educativos.

A inteligência artificial generativa é capaz de criar textos e narrativas de forma autônoma, com base em padrões de linguagem e informações previamente fornecidas. O ChatGPT, por exemplo, é um modelo de linguagem natural treinado em uma grande variedade de dados e capaz de gerar textos coesos e naturalmente fluídos.

Combinando a gamificação e a inteligência artificial, é possível criar trilhas de aprendizagem personalizadas e envolventes. Por exemplo, um chatbot baseado no ChatGPT pode guiar o usuário através de uma trilha de aprendizagem, oferecendo desafios e feedbacks personalizados, criando narrativas envolventes que incentivam a continuidade na trilha, gerando descrições detalhadas de personagens, diálogos, e enredos, o que pode facilitar o processo criativo e aumentar a variedade de opções para a criação de conteúdos personalizados e engajadores. Como por exemplo, missões e desafios com base nas informações coletadas do usuário, o chatbot pode criar desafios adaptados ao seu nível de habilidade e interesse, o que aumenta o engajamento e o sentimento de satisfação após a conclusão das missões.

Em resumo, a combinação da gamificação com a inteligência artificial generativa pode trazer inúmeras vantagens na criação de conteúdos personalizados, envolventes e adaptados às necessidades do usuário. O ChatGPT é uma ferramenta poderosa para criar narrativas, diálogos, e desafios personalizados para jogos educativos ou trilhas de aprendizagem, tornando a experiência do usuário mais rica e divertida.

Gostou do texto até aqui? Plot Twist!! Quem escreveu a base dele foi a Inteligência Artificial do ChatGPT, com retoques feitos por nós. A seguir, o texto foi escrito da maneira convencional, sem a IA. 🙂

O Diego Rosa, novo membro do time Portal Gamificação Brasil gravou um vídeo para mostrar na prática o ChatGPT. Você já conhece o Diego?

Sou pai do Bento, gremista, contador, gamificador, facilitador, pescador e gamer. Moro em Porto Alegre, sou casado e atuo em inovações e soluções digitais no Tributário da Petrobras. Especialista em Gamificação, Marketing digital e Engajamento, sou um aprendiz, criador de experiências no metaverso, botador pra jogo e compartilhador. Fui palestrante da Campus Party Brasil, Rec'n Play e Semana de Inovação da ENAP, entre outros. Anteriormente, fui Líder da "Aprendizagem como Alavanca Estratégica" na Universidade Petrobras. E agora com muito orgulho Consultor em Projetos Gamificados aqui no Portal Gamificação Brasil.

O Diego veio para somar e fortalecer a nossa comunidade, e está produzindo uma série de conteúdos sobre esse tema. E agora que vocês já estão apresentados, vamos ao vídeo!

Ferramentas de IA

1-ChatGPT

Quanto melhor você descrever sua ideia, melhor será o desempenho da ferramenta. Isso porque ela utiliza os inputs inseridos para entender e entregar o que o usuário pede.

O ChatGPT funciona tentando entender seu prompt e, em seguida, devolvendo sequências de palavras que ele prevê que responderão melhor à sua pergunta, com base nos dados em que foi treinado.

Para refinar ainda mais a capacidade do ChatGPT de responder a uma variedade de solicitações diferentes, ele foi otimizado para diálogo com uma técnica chamada aprendizado por reforço com feedback humano (RLHF). Essencialmente, os humanos criaram um modelo de recompensa com dados de comparação (onde duas ou mais respostas do modelo foram classificadas por treinadores de IA), para que a IA pudesse aprender qual era a melhor resposta.

Você pode formular seus prompts ou perguntas da mesma forma que faria essas perguntas na fala natural, mas se você tiver um objetivo específico, prompts mais longos contendo mais informações e instruções detalhadas são melhores do que prompts curtos e genéricos. Segue uma técnica que você pode usar para escrever prompts:

  • Contexto (Se você não fornecer nenhum contexto relevante, não obterá uma resposta específica ou direcionada)
  • Tarefa (você precisa de instruções extremamente claras para que ele realize bem a tarefa)
  • Instrução (Por exemplo, “O item deve ter aproximadamente 500 palavras e ser escrito em um estilo de conversa que crie conexão com iniciantes em aulas de meditação”.)
  • Refinar  (Não obteve a resposta que esperava? Lembre-se de que o ChatGPT é conversacional, portanto, ele se lembrará das solicitações anteriores do seu bate-papo.)

Você não precisa reescrever todo o prompt novamente! Em vez disso, você pode usar frases como:

  • Reformule o segundo parágrafo com frases mais curtas e rápidas
  • Reescreva tudo isso com uma linguagem mais natural e menos formal
  • Expanda a introdução para fornecer detalhes mais específicos

Essa técnica foi projetada pela Sarah Tamsin, para fornecer ao ChatGPT uma compreensão mais clara do que ele deve fazer para que você possa obter uma resposta menos genérica.

 

2. Midjourney

Midjourney é uma das ferramentas mais populares para geração de arte e uma das mais fáceis para iniciantes. Sua palavra-chave de estilo pode se referir a um gênero, movimento artístico, técnica, artista ou trabalho específico.

Com o Midjourney, você pode combinar palavras-chave com certos comandos para alcançar diferentes resultados. A criação de imagens pode ser interessante para compor o storytelling da sua gamificação, na criação de personagens ou na ambientação do seu jogo. O exemplo a seguir aplica algumas dessas ideias para criar uma imagem de fantasia com uma aparência futurista. O prompt usado aqui foi uma paisagem urbana futurista sonhadora, linda, nuvens, cores interessantes, iluminação cinematográfica, 8k, 4k ––ar 7:4 ––c 25 ––sem janelas.

3. Synthesia

Synthesia é uma plataforma de geração de vídeo com inteligência artificial que permite criar vídeos rapidamente com avatares IA e vozes sintéticas. Em seu sistema, é possível desenvolver vídeos em até 120 idiomas.

Os avatares Synthesia que fazem os vídeos podem ser escolhidos entre mais de 100 tipos disponíveis, além da possibilidade de desenvolver um avatar exclusivo.

Nesse exemplo vemos um script criado pelo ChatGPT e o avatar de IA dá vida a uma história. Papai Noel é um dos avatares Synthesia mais expressivos e, quando combinado com a voz certa (para este vídeo, os autores usaram a voz "English - GB - Calm"), ele é o narrador perfeito para um conto de Natal. Imagine uma gamificação para crianças, em que no início o personagem principal conta uma história falando os nomes dos alunos, o contexto da escola, detalhes do ambiente, isso tudo deixa a experiência muito mais imersiva.

 

Cada uma dessas ferramentas é poderosa!

Você pode usá-las individualmente ou pode combinar as 3 IAs e criar projetos únicos.

 

Referências:

https://openai.com/blog/chatgpt

https://techletters.medium.com/combine-chat-gpt-3-dall-e-2-synthesia-to-create-ai-news-videos-22e66e36a6f6

https://theconversation.com/how-to-perfect-your-prompt-writing-for-chatgpt-midjourney-and-other-ai-generators-198776

https://zapier.com/blog/how-does-chatgpt-work

https://sarahtamsin.com/the-art-of-writing-chatgpt-prompts/

You may also like

Leave a Comment