Hoje eu trouxe pra vocês o que nós consideramos um dos frameworks mais completos de gamificação, o famoso Octalysis.
O Octalysis foi desenvolvido pelo Yu Kai-Chou, um dos pioneiros de gamificação.
Após mais de 10 anos de estudos e pesquisas, Yu kai-chou notou que existem dois principais eixos organizadores de como a motivação humana funciona. Sendo eles:
- A motivação pode ser aditiva(gira em torno de recompensas e sentimentos agradáveis) ou subtrativa (você é motivado por medo/ansiedade de que algo ruim aconteça);
- A motivação pode ser extrínseca ( quando você é motivado por fatores externos, como dinheiro, prêmios, etc) ou intrínseca (quando você é motivado por fatores internos, como auto realização, auto-estima, etc)
Ele reuniu esse conhecimento e desenvolveu o Octalysis. Esse framework é composto por 8 Core Drives.
Cada posição forma uma ponta de um polígono onde as 4 de cima são aquelas técnicas que apelam para recompensas e satisfação, e as 4 de baixo aquelas que apelam para perda e ansiedade. Já as da direita são as que enfatizam motivadores intrínsecos, e as da esquerda, motivadores extrínsecos.
Nem todos Core Drives estão em uma gamificação, mas toda gamificação possui pelo menos 1 deles.
Vamos a explicação de cada um deles! (Ei, Fábrica de Jogos. Explica pra gente esses 8 core drives)
- Meaning (“Significado Épico”). Trata-se de dar um senso de propósito para o usuário. Ele precisa se sentir parte de algo maior e no qual tem uma missão a cumprir. Um exemplo de tática de Gamification desse polo é formar grupos com usuários de melhor desempenho e lhes conferir tarefas especiais, alardeando que eles são de alguma forma especiais.
- Empowerment (“Empoderamento”). As táticas dessa categoria giram em torno de promover a realização pessoal do usuário, o aumento do seu potencial. Um exemplo: recompensá-lo com privilégios de edição e configuração do site, promovendo a um cargo especial na comunidade.
- Social Influence (“Influência Social”). Sim, muitas pessoas precisam de um empurrãozinho dos amigos para fazer as coisas. Ou quem sabe dos inimigos. Exemplo de tática desse polo: “Ei, você sabia que sua amiga Maria acaba de passar de nível?” (A frase escondida é: “O quê? Vai deixar a Maria te superar assim?”).
- Unpredictability (“Imprevisibilidade e Curiosidade”). Nem tudo deve ser regra bem especificada e controle. Os usuários podem gostar de surpresas. Ex: sorteios;
- Avoidance (“Perda e Evitação”). Há certas coisas de que eles devem ter medo que aconteça e fazer de tudo para evitar. Ex: pontos que podem ser perdidos se o usuário passar um determinado tempo sem agir;
- Scarcity (“Escassez e Impaciência”). Nada como a presa ou a penúria para motivar, às vezes. Ex: “Você ganhou 1000 pontos. Mas para sacá-los precisa responder este questionário em até 24 horas”.
- Ownership (“Posse”). Alguns usuários gostam de sentir que estão acumulando coisas, enchendo a carteira ou inventário com algo. Ex: medalhas colecionáveis, estilo complete-o-álbum-de-figurinhas;
- Accomplishment (“Desenvolvimento e realização”). Trata-se do polo com as táticas mais conhecidas. Ex: pontos, medalhas, subir de nível.
As táticas mais conhecidas de gamificação, normalmente chamadas de PBL (pontos, medalhas e rankings) são as mais utilizadas por programas de milhagem de linhas áreas e programas de fidelização em geral, estão inseridas no polo “Desenvolvimento e realização” e exploram motivadores extrínsecos à base de recompensas.
Porém, essas táticas significam apenas 9,8% do total
de 76 táticas mapeadas pelo Yu-Kai-Chou.
Existem muitas possibilidades, dependendo dos objetivos que você deseja alcançar, você pode combinar técnicas diferentes e criar a sua gamificação.
Exemplos
Quando você faz uma compra em uma loja, normalmente se você comprar 1 ou 100 vezes nesse local você vai ter a mesma experiência. Dentro do Mercado Livre, por exemplo, a cada compra você vai subindo de nível e desbloqueando benefícios. Isso faz com que o usuário compre mais vezes na sua loja e é uma forma de fidelizar esse cliente.
Dentro de uma loja virtual, podemos colocar um Cronômetro em destaque com a contagem regressiva para mostrar o horário que as promoções se encerram. Isso estimula o senso de urgência do seu cliente para realizar a compra.
Podemos lançar produtos com edição exclusiva e coleções limitadas. Muitas pessoas são motivadas por esse sentimento de possuir e colecionar ítens exclusivos.
Você pode usar a técnica do Storytelling (Narrativa) para fazer o seu cliente se conectar com a sua marca. Conte o que há por trás da sua marca e o que a sua marca representa, isso tem o poder de criar uma ligação forte do cliente com a sua empresa. Faça ele se sentir especial, coloque ele como protagonista dessa história.
Existem várias e várias técnicas! Mas já dei o caminho, agora é com você!
Deixa eu te contar um segredo. Até agora eu só te apresentei o framework, eu nem mostrei ele funcionando.
Ele possui 5 níveis no total! (mas calma, normalmente só o nível 1 já é suficiente para muitas empresas e projetos)
O Octalysis vai "mudar o seu formato" dependendo das técnicas que você aplicar (lembra daquele papo sobre motivação intrínseca, extrínseca, aditiva e subtrativa?) pois é, é possível perceber isso de maneira visual. Olha só:
Fica ligado no nosso canal do Youtube que nós vamos compartilhar conteúdos de como criar experiências gamificadas e vamos te ensinar a trabalhar melhor com o Octalysis.
Mas se você já quiser iniciar essa missão sozinho, pode acessar o portal do Yu Kai-Chou e desvendar esses mistérios.