Lira Edu! Treinamento com Microaprendizagem e Gamificação

by Gamificação Brasil

O Lira Edu é uma plataforma gamificada para treinamento e capacitação dentro das empresas, foi fundada pelo Rafael Saraceni, em São Paulo.

Rafael é engenheiro, foi bolsista na Australian National University em Canberra, Austrália. Graduado no programa Startup School da aceleradora YCombinator do Vale do Silício.

Vamos apresentar um case do Lira Edu, eles aplicaram gamificação na Aster. A Aster é uma empresa de São Paulo que oferece serviço de facilities, como portaria, recepção e segurança em mais de 250 condomínios de São Paulo. Eles possuem mais de 1000 colaboradores.

Todas as informações desse artigo foram retiradas do site do Lira Edu e da matéria publicada em Pequenas Empresas, Grandes Negócios relatando mais detalhes sobre o case.

A Aster procurou o Lira Edu porque os métodos de treinamento tradicionais, na forma de vídeo aulas online e presencial para treinar a equipe, não estavam tendo resultados satisfatórios.

Os colaboradores da Aster começaram a se capacitar por meio do aplicativo Lira Edu e foi feita uma campanha de capacitação com um grupo de colaboradores. O resultado foi de um engajamento de mais de 80% dos colaboradores que participaram da campanha e melhorias de conduta observadas no dia-a-dia pelos supervisores que faziam o acompanhamento.

Os bons resultados motivaram a Aster a assinar um contrato para o lançamento de um novo módulo de treinamento a cada mês. O mais recente deles foi voltado à prevenção do novo coronavirus.

Cada nível do jogo tem 30 telas e duração média de quatro minutos. Elas incluem imagens, narrativas, caça-palavras, gif e outros formatos. Tudo planejado para reter a atenção e tornar o treinamento mais interativo e interessante.

"A microaprendizagem consiste em quebrar um conteúdo extenso em várias partes. É uma metodologia muito usada por startups de educação do Vale do Silício", diz Saraceni.

O Lira Edu também estimula a competição entre os participantes. O app tem um sistema de pontuação e elabora um ranking com os funcionários que se saem melhor. A proposta estimula que eles se dediquem e ajuda a identificar os que estão com dificuldades. o CEO da Aster pontua: "A gamificação não vai substituir 100% dos treinamentos, pois alguns precisam ser presenciais. Mas diria que uns 70% serão substituídos"

A proposta do Lira Edu é oferecer materiais personalizados de acordo com cada demanda, assim como foi feito com a Aster. Vou deixar o site deles aqui embaixo, visite, siga nas redes e acompanhe essas empresas que estão fazendo um belo trabalho e estimulando tanto o mercado.

You may also like

Leave a Comment