Gamificação para transformar saúde e corpo – RadarFit

by Gamificação Brasil

A RadarFit é uma plataforma que resolve a dificuldade das pessoas de terem um estilo de vida saudável através de uma gamificação de mudança de hábitos. Uma solução onde empresas reduzem gastos por meio de colaboradores mais saudáveis, mais produtivos, com melhor qualidade de vida e que passam a ter um desempenho melhor com entrega de mais resultados. Atualmente, mais de 5.000 pessoas em diversos estados do Brasil já alcançaram saúde, bem-estar e resultados significativos no corpo usando a RadarFit.

A RadarFit  atua em 4 continentes, mais especificamente em 15 países! Foi fundada pelas empreendedoras Jade Utsch, Jennifer de Faria e Tatiany Ribeiro, em Belo Horizonte/MG no ano de 2017. Elas realizaram pesquisas e perceberam que o principal motivo que desmotiva as pessoas a ter uma vida saudável é a falta de recompensa imediata, porque as pessoas não conseguem ver resultados rápidos depois de comer um prato saudável ou saírem de um treino. Essa sensação gera falta de disciplina e eventualmente desistência de hábitos.

Por isso desenvolveram o aplicativo RadarFit, em que você participa de desafios fitness, recebe treinos individualizados e orientações nutricionais personalizadas.

Como funciona o processo?

A RadarFit utiliza jogos premiações para incentivar hábitos saudáveis: comer um prato saudável, fazer uma série de exercícios em casa, beber copos de água e meditar são tarefas que geram moedas e diamantes. Por exemplo, você registra sua tarefa por meio de uma foto, assim, o aplicativo consegue comprovar se ela é realmente saudável, pelo sistema de Inteligência Artificial.

As moedas são trocadas por prêmios, como ingressos para o cinema ou eletrônicos e os diamantes são usados para definir posições no ranking do aplicativo.

“Nosso modelo de negócios é B2B. As empresas contratam o plano e cadastram o funcionário. Além de cuidar da saúde dos colaboradores gerando maior produtividade, elas têm acesso a um conjunto de informações importantes como o termômetro de bem-estar da empresa como o risco de adoecimento dos colaboradores.

Os pacotes para implementar a RadarFit na empresa iniciam em R$ 4,90 mas podem chegar a centavos dependendo do número de funcionários. Atualmente pessoas físicas também podem baixar o aplicativo, inicialmente ele é gratuito mas com algumas restrições de funcionalidades, mas para ter acesso completo a todas as funcionalidades basta pagar R$ 7,90 por mês.

Entrevistamos a Jade Utsch, CEO e cofundadora da RadarFit. Ela nos contou mais detalhes de como o aplicativo funciona e como foi o início da empresa, compartilhou algumas histórias desse processo que podem servir de aprendizado e gerar insights para você que está começando um negócio que utiliza gamificação. O MVP (mínimo produto viável) que levou a certeza do modelo de negócio, foi justamente uma gamificação no whatsapp, em que elas alcançaram 5 mil pessoas e mandavam missões diárias de alimentação e exercício.

Com o isolamento social provocado pela pandemia, a startup cresceu, entre março e setembro deste ano, mais de 1000% em número de usuários e faturamento comparado ao mesmo período de 2019.

Vale a pena assistir essa entrevista e conhecer um pouco mais sobre a empresa.

You may also like

Leave a Comment