Gamificação em projetos sociais – Conheça a Ribon!

by Gamificação Brasil

Esse é um daqueles posts que eu sinto hiper orgulho em escrever! Startup brasileira de Impacto Social! A Ribon criou uma plataforma gamificada que permite você fazer doações sem gastar dinheiro!
O QUE?
Senta que lá vem história… e das boas!

A Ribon saiu na Forbes recentemente e foi apontada como uma das dez soluções mais criativas e inovadoras do mundo na área de doação diária para caridade pela Fundação Bill & Melinda Gates. E adivinha de onde ela saiu? Aqui do Quadradinho, minha querida Brasília!

Nos seus quatro anos de funcionamento, a startup já ajudou mais de 180 mil pessoas.

Como funciona na prática?

A Ribon desenvolveu uma estratégia de gamificação para engajar os millennials e a geração Z na cultura da doação. Dentro de um aplicativo disponível para Android, iPhone e desktop, os usuários podem coletar seus “ribons” (moeda virtual usada nas doações) e doá-los gratuitamente para qualquer uma das causas cadastradas na plataforma. As doações são pagas por empresas, fundações e filantropos que colocam seus projetos sociais na Ribon com dois objetivos: trazer mais doadores para se engajarem com seus projetos por meio das doações gratuitas e aumentar o valor destinado a esses projetos por meio das doações pagas.

Os usuários da Ribon podem fazer doações para organizações filantrópicas das mais variadas causas usando as moedas virtuais. Além disso, a ferramenta permite aos usuários saber o quanto suas doações transformaram a realidade de outras pessoas. No site são disponibilizados dados e relatórios que comprovam as doações, tudo feito de maneira transparente.

“Doar é uma prática que beneficia tanto as pessoas que dispõem de recursos quanto aquelas que os recebem. Conforme as pessoas se tornam mais altruístas, elas conseguem entender melhor realidades diferentes das suas e aprendem a respeitar outros indivíduos como seres humanos.”
(Rafael Rodeiro, cofundador e CEO da Ribon)

De onde vem o dinheiro?

O dinheiro sai de anúncios que circulam dentro do aplicativo. Quando um usuário baixa o aplicativo, ele recebe boas histórias e boas notícias (até porque todo mundo já está cansado de receber notícia ruim, né?). Então eles enviam uma notícia boa por dia patrocinado por grandes empresas, como a Visa, Malwee, entre outras. Ou seja, essas empresas pagam para aparecerem no aplicativo.

Desse dinheiro que entra, a Ribon fica com 30%, essa é a sua fonte de receita, e os outros 70% são convertidos em ribons (moedas virtuais).

Todo dia o usuário recebe 100 ribons, ele pode acumular e quando ele quiser é só entrar no app e doar para qualquer uma das causas sociais que tem na plataforma, a Ribon sempre notifica o quanto ele está ajudando. Por exemplo, 100 ribons equivalem a 2 dias de água potável pra uma pessoa, ou 1 dia de saúde básica, ou 5 dias de fortificação alimentar pra uma criança.

Todo dia ele ganha 100 ribons, então todo dia ele pode contribuir com essas causas sociais sem gastar um centavo.

Em 2019 a Ribon fechou sua primeira rodada de investimentos liderada pela Redpoint eventures, com o fundo de R$ 1 milhão de investimento e entrou pro Cubo, do Itaú. Toda essa relevância acabou trazendo prêmios como: 100 Startups To Watch, AMCHAM Arena Brasília, Seedstars Brazil e Seedstars LATAM.

Em 2020 A Ribon teve que mudar o seu modelo de negócios, devido a pandemia do Coronavírus, eles mudaram para facilitar a entrada de ONGs brasileiras na plataforma. Com isso, 11 novas ONGs passam a receber doações na Ribon, gerando um impacto positivo na vida de 97.551 pessoas que ficaram em situação de vulnerabilidade social por conta da pandemia.

Estamos acompanhando essa startup, o que podemos dizer de 2021 é que a Ribon lançou uma versão beta que permite a integração da sua interface de doação a qualquer plataforma digital.

Siga a Ribon nas redes sociais e acompanhe essa startup que já está fazendo uma grande diferença no mercado. Que tal aproveitar e já fazer uma doação? É grátis!

You may also like

1 comment

Rodrigo junho 7, 2021 - 12:00 am

Muito interessante, fico feliz em saber que há iniciativas nobres como essa em saindo de Brasília.

Reply

Leave a Comment